quinta-feira, 12 de agosto de 2010

SSP apresenta detalhes de operação no Centro-Sul



A Secretaria de Estado da Segurança Pública (SSP) apresentou detalhes da operação realizada ontem, 11, nas cidades de Lagarto, Simão Dias, Macambira, São Domingos, Itabaiana e Paripiranga na Bahia. O objetivo foi desarticular uma quadrilha envolvida em crimes de pistolagem, assaltos e tráfico de drogas. A polícia foi mobilizada para cumprir 20 mandados de busca e apreensão e 13 de prisão, expedidos pela Vara Criminal de Lagarto, a partir de uma investigação iniciada em abril deste ano pela Delegacia Regional do município.

Foram presas oito pessoas envolvidas nos crimes e quatro integrantes da quadrilha foram mortos numa troca de tiros com a polícia. Foram apreendidas 11 armas de fogo, sendo cinco pistolas, três revólveres calibre 38, um revólver calibre 32 e duas escopetas calibre 12. Estas armas, segundo a polícia, eram geralmente usadas em crimes de pistolagem, no qual algumas pessoas foram assassinadas a mando de outras pessoas da região ou mesmo do próprio chefe da quadrilha. Outras informações serão passadas amanhã durante a coletiva à imprensa.

“A quadrilha era extremamente violenta. A quantidade de armas com diferentes calibres pode confirmar a forma como eles agiam. Quando a polícia chegou, eles não se renderam e reagiram, por isso foi realizado trocas de tiros com registros de mortes. O tráfico de drogas mantinha financeiramente a quadrilha, que realizava outras ações criminosas, assaltos e crimes de pistolagens. A operação continua na busca de um foragido", explica o delegado de Lagarto, Hildemar Rios, quecoordenou as investigações.

Foram presos: Elvis Andrei Moreira Souza, 27 anos, Jackson Machado Júnior, 25 anos, Rosenilton Morais Oliveira, 32, Gilson Corsine de Menezes, 30 anos, Aquiles Fernando Jardim, 33 anos e Fábio Monteiro da Silva, 34 anos.

"Eles atuavam como pistoleiros de forma muito violenta. Uma vítima foi assassinada com 22 tiros", complera o Coronel Iunes.

Durante a operação houve troca de tiros com a polícia e quatro pessoas morreram. Em Simão Dias, morreram Joaldo Lima de Souza, conhecido como Aldo ou Gajé e André Barbosa da Silva. Em Paripiranga, na Bahia, morreram Joaquim Santa Rosa Neto e Laelson da Silva.
Foram apreendidos 40 Kg de drogas entre maconha e crak, que de acordo com o delegado Hildemar, pode serem provenientes da Bahia. "Parte chegou a ser distribuida em alguns municípios de Sergipe como Simão Dias, Lagarto e Aracaju", finaliza.
(ssp se)

Nenhum comentário:

Postar um comentário