quarta-feira, 20 de outubro de 2010

Bares próximo às escolas atraem estudantes



Estudantes dentro de um bar localizado em frente a uma escola (Fotos: Portal Infonet)
O artigo 81 do Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA) proíbe a venda de bebidas alcoólicas à criança ou ao adolescente. Mas a venda de bebidas nas proximidades das escolas ainda é uma das questões que preocupa pais e professores.

Os comerciantes que têm estabelecimentos perto de colégios não deixam de vender cerveja e cachaça para os estudantes, apesar de muitos serem menores de 18 anos. A equipe do Portal Infonet flagrou alguns estudantes dentro de uma bar próximo ao Colégio Costa e Silva, localizado na avenida Rio de Janeiro.

Professores


Professores dizem que profissionais temem pela segurança
De acordo com diretores e funcionários de escolas, os chamados ‘barzinhos’ próximos a estabelecimentos de ensino têm contribuído para o aumento dos atos de vandalismo, depredação, brigas e outras ações que tiram a tranqüilidade das comunidades escolares. “A gente cansa de ver estudantes dentro dos bares sem a menor preocupação, consumindo bebidas. Quando alguns resolvem entrar na escola acabam sempre se envolvendo em confusão”, explica uma professora do Colégio Costa e Silva, que preferiu não se identificar.

A professora ainda relatou que muitos profissionais, temendo pela segurança, acabam fazendo vistas grossas para algumas situações. “Muitos alunos acabam intimidando mesmo o professor. Então às vezes a gente tem conhecimento do consumo de álcool ou até mesmo de outras drogas, mas não interferimos, fazemos de conta de que não estamos percebendo a
Bar localizado em frente a escola de aplicação
alteração no comportamento porque a reação pode ser violenta”, revela.

Ministério Público

A promotora de Justiça da Infância e da Juventude, Míriam Teresa Cardoso, em audiência realizada no último dia 6 de outubro pontuou que a Empresa Municipal de Serviços Urbanos (Emsurb), Empresa Municipal de Obras e Urbanização (Emurb), Fundação Cultural Cidade de Aracaju (Funcaju) e Guarda Municipal deverão fazer um levantamento de todos os quiosques instalados nas praças de Aracaju. “Para se ter uma idéia, somente na Praça Dom José Tomaz, localizada no bairro Siqueira Campos, existem 12 quiosques que vendem bebidas alcoólicas perto de estabelecimentos de ensino”, resalta.


Promotora Miriam Tereza diz que apenas na praça Dom José tomaz existem 12 quiosques
Segundo a promotora já havia uma recomendação singela quanto à venda de bebidas e do ponto de vista da prostituição e do abuso sexual infanto-juvenil.

Miriam também foi informada em audiência que durante uma reunião do Orçamento Participativo, os moradores do Siqueira Campos reivindicaram a instalação dos boxes na Praça Dom José Tomaz.

“Vamos até o secretário do Orçamento Participativo para saber o teor dessa recomendação e vamos fazer uma análise do mapeamento sobre a questão da segurança nas praças, pois são apenas cinco praças com segurança”, destaca Miriam Teresa.


Bar dos estudantes a duas quadras de uma escola
Ousadia

Mesmo sabendo que é crime a venda de bebidas alcoólicas para crianças e adolescente, alguns comerciante são mais ousados, a exemplo de um estabelecimento na avenida Mariano Salmeron, localizado a duas quadras de uma escola pública da capital. O estabelecimento já faz referência aos estudantes logo no nome, pois é conhecido como ‘Bar dos Estudantes’.

A promotora de Justiça ainda pontuou que prevenir a oferta de álcool a jovens é uma das medidas para combater os danos do alcoolismo e que qualquer pessoa que tiver informação de lanchonetes localizadas próximo a escolas que vendem bebidas alcoólicas pode denunciar o caso à Emsurb, através dos telefones 0800 284 1300 ou pelo email emsurb@aracaju.se.gov.br.

(infonet)

Nenhum comentário:

Postar um comentário